quarta-feira, 16 de maio de 2012

Você acredita?



Imagem google

Inveja  é um sentimento de tristeza perante o que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser).
Muitas vezes, se confunde Inveja com Cobiça, que significa querer tirar a tal coisa desejada à pessoa que a tem, fazendo com que ela fique sem ela.
A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver". Com o tempo essa definição foi perdendo o sentido e começado a ser usado ao lado da palavra cobiça, o que gera, até hoje, cada vez mais confusões e interpretações errôneas.
Os indivíduos disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem do sentimento da inveja alheia dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos. Isso em psicologia é denominado formação reativa: que é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes".
A inveja é originária desde tempos antigos, escritos em textos, que foi acentuado no capitalismo e no darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação.
A inveja pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.

Fonte: http://pt.wikipedia.org

2 comentários:

Nana Pinho disse...

o sentimento e ruim pra quem tem e pra quem recebe ele, e acredito que a inveja e cobiça das pessoas sobre o que é seu pode prejudicar sim, mas temos que crer em um Deus e pedir que ele se encarregue de nos livrar disso !

SHEYLA -DMulheres disse...

Heleninha,a tal da inveja é triste! A força do pensamento é muito mais poderosa que pensamos.Mas, maior que Deus, não existe!!

Um beijo e se cuida,
Sheyla.