quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Sintomas do stress II




Elaboramos uma lista de todos os sintomas do stress, de tal forma que você consiga identificar se você sofre com ele:
Agressividade anormal
Boca e gargantas secas
Escassez da capacidade de concentração
Sensação de enfraquecimento ou de tontura
Sensação de fadiga e tristeza
Sensação de medo e temor sem causa justificada
Tremores e tics nervosos
Insônia
Aumento do suor
Mãos frias e, relacionado com o sintoma anterior, suado
Dores de cabeça
Nas mulheres, desajustes hormonais e, portanto, distúrbios menstruais
Dores de costas, cervicais e pescoço devido à tensão suportada
Falta de apetite ou ansiedade por comer, autoestima baixa
É verdade que, quando estamos sofrendo um stress muito forte, é difícil pensar em que podemos o evitar e, inclusive, que não podemos acabar com ele, mas, ao menos, podemos o tentar ou manter um nível de stress baixo. Pois bem, manter uma mentalidade positiva pode nos ajudar, mas há outras técnicas para evitar que o stress volte a controlar nossas vidas. Algumas delas são:
Devemos aprender a relaxar por nossa saúde mental e física. O melhor é praticar Tai Chi, Yoga, terapias relaxantes, técnicas de meditação, controle da respiração…
O stress vem provocado, normalmente, por problemas que surgem e que vamos acumulando em nosso interior. Por isso, é bom descarregar todos esses problemas com algum amigo ou familiar
Temos de planificar nossas atividades, de tal forma que não nos pressionemos muito. O planejamento é bom porque, desta maneira, podemos terminar umas tarefas e começar outras sem problemas
Temos de controlar nossos sentimentos negativos, como a agressividade, pensando positivo, controlando a respiração e pensando duas vezes dantes de atuar.
Devemos buscar um momento do dia ou um espaço no que deixemos de lado esses problemas que nos atormentam. Sei que é difícil, mas ao menos há que tentar. Ver as coisas de longe, nos permitirá tomas decisões mais acertadas
Não devemos fazer planos em longo prazo porque nos provocará mais ansiedade. O melhor é estabelecer uns objetivos claros e realizar em curto prazo
Temos de levar uma alimentação saudável e equilibrada
Temos de dormir 7 horas ao dia no mínimo, ainda que é melhor tentar dormir 8 horas porque nosso corpo se regenera e carrega as pilhas para a jornada seguinte. Além disso, nossa mente consegue descansar o necessário e nos ajudará a enfrentar os problemas com distância e tranqüilamente
Temos que fazer exercício porque nos ajuda a aliviar tensões e a energia flui de tal forma que o stress é menos visível.

http://www.vivendosaudavel.com/

2 comentários:

Roberta Maia disse...

Olá Helena!!

Poster MARAVILHOSO, eu faço exercícios todos os dias e meditação, isso me ajuda MUITO para que eu consigo conviver com o stress do dia a dia!!!

Beijinhos!!!
Muita Luz!!!

Monick Melo disse...

vixi Helena, acho que tô estressada. =/

rsrsrsrs beijos flor,
http://enxeridas.blogspot.com/